Para que você entenda melhor um estresse pós traumático, saiba que quando algo traumático acontece, como sofrer um assalto à mão armada, ou presenciar um acidente, é compreensível experimentar sensações como ansiedade ou insônia e é comum obter essa reação aguda de estresse por um determinado tempo.
Esses sintomas geralmente desaparecem em algumas semanas. Mas, se eles persistirem, você pode estar sofrendo o Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT), também conhecido como Síndrome pós-traumática.
Em geral eventos que promovem medo ou o horror são os que podem gerar TEPT. Vamos falar mais um pouco a respeito neste artigo.
Alguém que sofre de Transtorno de Estresse Pós Traumático frequentemente revive o evento traumático por meio de flashbacks, pesadelos ou gatilhos que trazem a experiência do ocorrido de volta.
Também é comum sentir culpa ou irritação, além de dificuldade de concentração. Tudo isso impacta as rotinas escolares ou de trabalho diariamente.
Outros sintomas que podem surgir são:
Abaixo veja uma lista de exemplos do que causa o Transtorno de Estresse Pós Traumático:
Leia também sobre Depressão: entenda melhor o que é, quais as causas e os sintomas.
Não raro, pessoas que possuem Transtorno de Estresse Pós Traumático podem desenvolver um quadro secundário ao qual chamamos de comorbidade.
Por exemplo, alguém que sofreu um estupro pode desenvolver o transtorno obsessivo compulsivo de tomar vários banhos ao longo do dia, com a intenção de se livrar da sujeira que sente estar em seu corpo. Frequentemente o paciente desenvolve depressão e se isola.
Em uma avaliação psiquiátrica é possível identificar o agente agressor e propor o plano terapêutico ao paciente que pode envolver medicação para aliviar a angústia e psicoterapia.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o Transtorno de Estresse Pós Traumático, saiba que pode entrar em contato para buscar a avaliação de um médico especializado. Também é possível fazer um agendamento online.
Dr. Delano Freire – Psiquiatra – CRM 206018 – RQE 81520